BLOG DESATIVADO

Praias de Itapemirim e Pontos Turísticos do Sul-ES

  
 Pedra Azul pode se tornar Patrimônio Natural da Humanidade

 A deputada Luzia Toledo (PMDB) informou, na sessão ordinária desta quarta-feira (17), que a Pedra Azul, localizada em Domingos Martins, pode se tornar Patrimônio Natural da Humanidade, certificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).Uma das vantagens da certificação mundial é o aumento do fluxo turístico na região. Se conseguir o reconhecimento, a Pedra Azul teria benefícios como divulgação turística em nível internacional, atração de patrocinadores e público para eventos, obtenção de recursos internacionais para preservação da região e gestão internacional compartilhada do parque.A Pedra Azul se encaixa nas normas e critérios da Unesco para se tornar Patrimônio Natural da Humanidade por sua formação geológica e pelo formato de um lagarto, considerado algo único no planeta.O programa da Unesco tem como objetivo catalogar e preservar lugares de grande relevância cultural ou natural. Até o ano passado, apenas 183 locais no mundo haviam conquistado o título de Patrimônio Natural da Humanidade.Fonte:ALES-ES

  _________________________________________________________________________

 Praia de Itaipava

























Itaipava On-Line
















Itapemirim On-Line
Itapemirim On-Line




Itaipava On-Line



 
Itapemirim On-Line
Itapemirim On-Line
Itapemirim On-Line
Itapemirim On-Line
______________________________________________________


PRAIA DE ITAOCA





























____________________________________________________________________

PRAIA DA GAMBOA
























_______________________________________________________

 PONTOS TURÍSTICOS

O FRADE E A FREIRA/ES - Itapemirim


São formações rochosas de granito localizadas em Itapemirim, com aproximadamente 700 metros de altura, cujos municípios limítrofes são: Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Está localizado no sul do estado do Espírito Santo. Pode ser visto a partir da rodovia BR-101, no trecho de Vitória  à Cachoeiro de Itapmirim.

Lenda:

O seu formato, que lembra a imagem de um frade e uma freira, surgiram lendas a respeito da origem dessa formação. Diz a lenda que um frade e uma freira se apaixonaram e como suas vidas deveriam ser dedicadas a servir à Deus não puderam se render a esse amor. Como forma de permanecerem unidos os dois foram transformados em montanha, de tão grande era o amor, e ficam admirando um ao outro eternamente com o amor que tinha um pelo outro.

Fonte: Wikipédia





  
_________________________________________________________________ 


PICO DO ITABIRA/ES - Cachoeiro de Itapemirim


O pico do Itabira, localizado em Cachoeiro de Itapemirim é uma formação rochosa de granito no formato de um enorme dedo indicador apontado para o céu. O pico do Itabira é a montanha mais importante de um grupo de elevados denominado Conglomerado do Itabira. O local é muito frequentado por escaladores.
O "Pico do Itabira" virou cartão postal da cidade. A pedra, de granito, tem cerca de 700 metros de altitude. Possui o formato de um dedo indicador apontado para o alto. É cercado de montanhas que completam o belo visual. O contraste com o azul do céu lhe confere a aparência de um quadro de arte pintado à mão.

O Itabira fica a seis quilômetros do centro da cidade e atrai visitantes e adeptos de esportes, como o mountain-bike, trilhas e alpinismo. Em 1947 a pedra foi conquistada pelos primeiros alpinistas. Entre eles, Sylvio Mendes. De lá pra cá outros repetiram a façanha. Um privilégio: conquistar a "pedra empinada", que é o significado de Itabira, palavra de origem Tupi-Guarani.








________________________________________________________________

MONTE AGHÁ/ES - Divisa de Itapemirim e Piúma

Monte Aghá/ES-Foto Itapemirim On-Line

Maciço rochoso de 300 metros de altura, a 100 metros da areia da Praia do Martinho ou Martim Moreira, prainha de remanso ideal para camping. Apesar de compôr o cenário de fundo da Praia de Piúma o mesmo pertence à extensão territorial do município de Itapemirim e não ao de Piúma como muita gente pensa. Na língua dos tupiniquins, Monte Aghá quer dizer Monte de ver Deus.  Ideal para escaladas e vôos de asa delta, desde que acompanhados de equipamentos e profissionais treinados.
FONTE: http://www.ferias.tur.br/informacoes/1901/itaoca-es.html

Monte Aghá/ES - Foto: Itapemirim On-Line
Monte Aghá visto da Praia de Itaoca


Monte Aghá/ES-Foto Itapemirim On-Line


Monte Aghá/ES - Foto Itapemirim On-Line

____________________________________________ 

ILHA DOS FRANCESES/ES - Praia de Itaoca/Itaipava

Ilha dos Franceses/ES - Foto: Itapemirim On-Line
Está localizada em fente as praias de Itaoca e Itaipava. O acesso é por barcos. Tem uma pequena
praia, um farol  francês movido a energia solar, e uma gruta conhecida como Gruta do Judeu.

A Ilha dos Franceses está localizada a 4 km da praia de Itaipava no município de Itapemirim no estado do Espírito Santo. Possui uma área de aproximadamente 2000m², em seu ponto mais elevado foi erigido um grande farol, possui apenas uma pequena praia, os outros pontos são penhascos que chegam a medir 8 m de altura. Foi esconderijo dos franceces na durante a invasão do atual estado do Espírito Santo. Marcas de bolas de canhões, objetos de porcelana em pedaços provam o fato, os franceses construiram um poço, de onde tiravam água potavel em meio a mata.
(Fonte: Wikipédia)

Ilha dos Franceses/ES - Foto Itapemirim On-Line

Ilha dos Franceses/ES - Foto Itapemirim On-Line
Ilha dos Franceses/ES - Foto: Itapemirim On-Line
Ilha dos Franceses/ES - Foto: Itapemirim On-Line

LAGOA GUANANDI/ES
Rod. do Sol entre a Praia de Itaoca e Pontal
Entrada pelo Gomes

Lagoa Guanandi/ES-Foto:Itapemirim On-Line
Um paraíso de água doce. Tem sete pontas, suas águas abastecem o balneário de Itapemirim e são propícias para um delicioso mergulho.
Lagoa Guanandi/ES-Foto:Itapemirim On-Line
Lagoa Guanandi/ES-Foto:Itapemirim On-Line
Lagoa Guanandi/ES-Foto:Itapemirim On-Line
Lagoa Guanandi/ES-Foto:Itapemirim On-Line
 ___________________________________________

LAGOA DO SIRÍ - Marataízes/ES


Fica a 9km de Marataízes e a 25 de Itaipava - é bastante procurada
pois, além de ter bares e restaurantes, proporciona a alegria da criançada com o aluguel de caiaques.
A lagoa do Siri é um palco de festas populares.
Na praia do Siri, que é separada da lagoa apenas por uma faixa de areia, também há caiaques e jet skis, que podem ser alugados. Tem locais para a pesca de arremesso.
                                                       (Fonte: Blog :olhares.uol.com.br)




_________________________________________________________________


ILHA DOS CABRITOS - PIÚMA/ES


Localização: Na Praia de Piúma a 6 km de Itaipava, o acesso é feito por barco ou escuna, a partir da Ilha do Gambá ou da Praia do Corujão. Descrição: Coberta por mata nativa, possui uma pequena praia com mar de águas cristalinas. Dispõe de restaurante com especialidade em frutos do mar e moqueca capixaba.
Na Ilha existe a criação de Mariscos conforme se verifica na foto acima.

Fonte: rotasdoes.com.br



____________________________________________

PEDRA AZUL E PEDRA DO LAGARTO
Domingos Martins/ES

Pedra Azul faz parte da Rota do Mar e das Montanhas

 
Para chegar ao parque, basta seguir pela BR 262 em direção a Belo Horizonte a 90 km de Vitória-ES. As cidades de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e o Parque Estadual de Pedra Azul ficam bem próximos à rodovia. Basta ver as indicações.



Em 1960, foi criada a Reserva Florestal da Pedra Azul, através do decreto nº 312, de 31 de outubro de 1960, como meio de conter o assédio de caçadores e coletores de bromélias, orquídeas e samambaias na região. Num segundo momento, diante da ameaça de demolição da Pedra Azul para fornecimento de brita para pavimentação da BR 262, a Associação de Amigos de Pedreiras de Pedra Azul se posicionou contra a demolição e, assim, a autorização de exploração foi negada pela Prefeitura.
O visitante pode conhecer as trilhas nos 1.240 hectares da reserva natural, ver animais como o macaco-prego, tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, tucano, araponga, veado, catingueiro, mão-pelada, trinca-ferro, sabiá, além de animais ameaçados de extinção como o sagui-da-serra, a onça-pintada e o barbado. A flora do parque e as cachoeiras embelezam ainda mais a região.

No parque, o turista pode ver a Pedra Azul, que se destaca na paisagem com 1.822 metros de altura. De acordo com o horário, a temperatura e o tempo, a coloração da rocha muda, podendo variar do violenta ao cinza, passando pelas diversas tonalidades de azul.

Ao lado da famosa Pedra Azul, está uma segunda pedra, em formato de lagarto, que desafia a gravidade. Biólogos afirmam que as diferentes tonalidades da rocha são resultado da presença dos milhares de líquens que cobrem a montanha. Esta reserva inclui ainda a Pedra das Flores, com 1.909 metros de altura.

Apenas 20% do Parque Estadual Pedra Azul está aberto à visitação, sendo que o restante é restrito aos estudiosos por possuir trechos de mata densa e de difícil acesso. Os passeios são monitorados e duram até três horas.

No parque, o turista pode escolher a trilha que quiser: do Lagarto (480 metros), da Pedra Azul (945 metros) ou a trilha das Piscinas (1.250 metros).

Na trilha do Lagarto, o turista pode contemplar o Caparaó e o Parque Estadual Forno Grande. Na trilha das Piscinas, nove piscinas naturais escavadas pela ação das águas podem ser observadas. Já na trilha da Pedra Azul, o visitante tem contato direto com o paredão rochoso de 500 metros de altura.

O local é cada vez mais procurado pelos capixabas da capital como um refúgio no fim de semana e feriados, muitos desses possuem suas próprias casas de campo.

Fonte: Site: quatrops.com/Rotas do ES 











____________________________________________________________________________ 

CASA ONDE O REI ROBERTO CARLOS
VIVEU ATÉ OS 14 ANOS

Casa na Rua João de Deus Madureira, Centro de Cachoeiro de Itapemirim-ES onde o Rei Roberto Carlos viveu até os 14 anos - Hoje é "Centro Cultural Roberto Carlos"







________________________________________________________________________

Rotas Turísticas

O turismo no Espírito Santo está organizado em rotas turísticas. Caminhos que levam o visitante para desfrutar as delícias do litoral, do turismo religioso, náutico, ecoturismo e do agroturismo. Os destinos são divididos em oito rotas, quatro delas com acesso pela capital Vitória, onde fica localizado o principal aeroporto do Estado.
A dinâmica econômica de Vitória possibilita o turismo de eventos e negócios, o turismo náutico e gastronômico, com seus inúmeros restaurantes, onde o prato mais pedido é a moqueca capixaba. Vitória é conhecida como Ilha do Mel e possui um arquipélago composto por 34 ilhas e por uma porção continental. Outra especificidade da capital capixaba são seus 891,8 hectares de manguezais.

  • Rota do Caparaó
  • Rota dos Imigrantes
  • Rota do Sol e da Moqueca
  • Rota do Mar e das Montanhas
  • Rota do Verde e das Águas
  • Rota dos Vales e do Café
  • Rota da Costa e da Imigração
  • Rota do Mármore e do Granito

_____________________________________


CRISTO REDENTOR - 80 ANOS



O Cristo Redentor completou 80 anos nesta quarta-feira 12/10/11. Não poderiamos deixar de registrar esta data tão importante para o nosso principal monumento - eleito recentemente uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

SUA HISTÓRIA:

Séc. XVI
Os portugueses dão ao morro o nome de Pináculo (ou Pico) da Tentação, em alusão a um monte bíblico.




Séc. XVII
O morro é rebatizado como Corcovado, nome derivado de sua forma, que lembra uma corcova ou corcunda.




1824
D. Pedro I lidera pessoalmente a primeira expedição oficial ao Corcovado, que resulta na abertura de um caminho de acesso ao cume.




1859
Ao chegar ao Rio de Janeiro, o padre lazarista Pedro Maria Boss encanta-se com a beleza do Corcovado e sugere à princesa Isabel a edificação de um monumento religioso no local.




1882
D. Pedro II concede aos engenheiros João Teixeira Soares e Francisco Pereira Passos a permissão para construírem e explorarem a Estrada de Ferro do Corcovado.




1884
É inaugurado o trecho entre o Cosme Velho e as Paineiras da Estrada de Ferro do Corcovado, com a presença da família imperial. Na mesma ocasião, inaugura-se o Hotel das Paineiras.




1885
É inaugurado o trecho entre as Paineiras e o Corcovado, completando assim a extensão total da Estrada de Ferro, com 3.800 metros.




Início da década de 1910
A companhia The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power - conhecida como Light - concessionária da Estrada de Ferro do Corcovado desde 1906, transforma-a na primeira ferrovia do Brasil a ser eletrificada.




1921
A idéia da construção do monumento ao Cristo Redentor surge para marcar a comemoração do Centenário da Independência do Brasil no ano seguinte. Reúne-se no Círculo Católico a primeira assembléia destinada a discutir o projeto e o local para a edificação do monumento. Disputam o Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro de Santo Antônio. Vence a opção pelo Corcovado, o maior dos pedestais.




1922
Um abaixo-assinado com mais de 20 mil nomes solicita ao presidente Epitácio Pessoa permissão para a edificação da estátua. A pedra fundamental da construção do monumento no morro do Corcovado é lançada no dia 4 de abril de 1922.




1923
É realizado o concurso de projetos para a construção do monumento ao Cristo Redentor. O projeto escolhido é o do engenheiro Heitor da Silva Costa. Em setembro é organizada a Semana do Monumento, uma campanha nacional para arrecadação de fundos para as obras.




1926
São iniciadas as obras de edificação do monumento.




1931
A estátua do Cristo Redentor é inaugurada no dia 12 de outubro. O desenho final do monumento é de autoria do artista plástico Carlos Oswald e a execução da escultura é responsabilidade do estatuário francês Paul Landowski. O monumento ao Cristo Redentor no morro do Corcovado torna-se a maior escultura art déco do mundo. O evento de inauguração tem a presença do cardeal dom Sebastião Leme, do chefe do Governo Provisório, Getúlio Vargas, e de todo o seu ministério.
Por iniciativa do jornalista Assis Chateaubriand, o cientista italiano Guglielmo Marconi foi convidado a inaugurar a iluminação do monumento, a partir de seu iate Electra, fundeado na baía de Nápoles. Emitido do iate, o sinal elétrico seria captado por uma estação receptora instalada em Dorchester, na Inglaterra, e retransmitido para uma antena em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, de onde seriam acesas as luzes do Corcovado. No entanto, o mau tempo no dia prejudicou a transmissão e o monumento foi iluminado diretamente do Rio de Janeiro.
Em 21 de outubro, sob a orientação do cardeal dom Sebastião Leme, foi criada a Ordem Arquidiocesana do Cristo Redentor, em substituição à Comissão Organizadora do Monumento, tendo por objetivo administrá-lo e conservá-lo.




1932
Por iniciativa do jornal O Globo, a iluminação definitiva substitui o sistema de luz provisório instalado desde a inauguração.




1934
A União transfere o domínio da área de 477m2 situada no alto do Corcovado à Ordem Arquidiocesana do Cristo Redentor.




1960
Por decreto do então cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, dom Jaime de Barros, a Ordem Arquidiocesana do Cristo Redentor é extinta e substituída pela Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro.




1973
O monumento do Cristo Redentor é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).




1980
Recuperação do monumento por ocasião da visita do papa João Paulo II.




1990
O monumento do Cristo Redentor é tombado pelo município do Rio de Janeiro. Um convênio entre a Rede Globo de Televisão, a Shell do Brasil, a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) e a Prefeitura do Rio de Janeiro promove uma ampla reforma no monumento. O Ibama assume as atividades de vigilância, limpeza e conservação da estátua e seu entorno. O direito de uso da imagem do Cristo Redentor mantém-se sob a exclusividade da Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro.




2000
É iniciado o Projeto Cristo Redentor, com as seguintes ações: recuperação do monumento, com a instalação de proteção catódica, nova iluminação, criação de sinalização histórica e turística, uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho, Banco Real ABN AMRO Bank, Ibama, Arquidiocese e Prefeitura da Cidade.




2001
A Gerdau S.A integrou-se ao Projeto Cristo Redentor para as obras de ampliação da plataforma do trem, melhoria de infra-estrutura e implantação de elevadores, passarelas metálicas e escadas rolantes.




2002         
Durante este ano foram realizadas as principais etapas das obras civis do Projeto.




2003
Com a conclusão das obras do projeto, o acesso ao mirante é facilitado
com escadas rolantes contribuindo para aumentar o número de visitantes a este importante ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: corcovado.org.com








_____________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA SUGESTÃO/MENSAGEM
-Comente! Participe!
Estimado leitor, o Itapemirim On-Line reserva o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório, ofensivos, obscenos, racistas ou que estimulem a violência.
O comentário anônimo não será publicado e nem terá resposta .
Mesmo escolhendo a opção anônimo, solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome.
Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos.
Agradecemos a sua participação!
Editor-Responsável

MAIS VISTOS DA SEMANA

Pesquisar este blog